top of page

Quão "verde" é o nosso Campus?

O Plano Ambiental da USP-RP possui um anexo (anexo X) que informa e sintetiza qual a área de diferentes paisagens do campus.

Você já parou para pensar se o campus da USP-RP possui áreas vegetadas ou áreas verdes o suficiente?

 

O nosso campus é verde?

Ok. Para  discutir isso vamos refletir três pontos:

  1. Qual o tamanho das áreas verdes (veja a definição AQUI) do campus.

  2. Qual o tamanho total das áreas verdes de Ribeirão Preto.

  3. O quanto de áreas verdes é o suficiente?

Repare que quase 37% (216,6078 ha) do campus é formado por APPs, áreas verdes, lagos, áreas de florestas nativas ou exóticas...

 

O que você acha deste valor? 37% é muito? É pouco?

 

Para responder esta pergunta é importante discutir o segundo ponto comentado acima. Qual o tamanho total das áreas verdes de Ribeirão Preto?

 

Bom, o município de Ribeirão Preto possui 65091,6 ha (IBGE dados de 2016). Isto significa que as áreas verdes do campus são 0,33% da área total do município.

 

E agora? Pouco?

 

E se expandirmos o conceito de áreas verdes (para fins de comparação) e imaginarmos que todas as áreas que estamos considerando como vegetadas no anexo X sejam áreas verdes? Será que teríamos áreas verdes o suficiente? O quanto seria o suficiente?

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca que a área mínima verde por habitante seria de 12m2 e o ideal seria de 36m2.

Se somarmos todos os estudantes (graduação, pós, outros), os funcionários e docentes do campus (dados de 2017) a população da nossa “cidade universitária” seria de 16.250 habitantes (sem considerar a população flutuante).

 

 

Bom,  133.30 m2 de área verde por aluno, funcionário ou docente. Isto parece muito, não é? Se dividirmos esse total de áreas verdes por todos os habitantes de Ribeirão Preto este número cai para 3,17 m2 para cada morador (número de estimados pelo IBGE para 2017).

Agora imagine o restante da cidade de Ribeirão Preto: que outros locais de área vegetada significativos você consegue pensar?

 

Qual porcentagem você acha que representam do total da cidade? Você acha que é muito?

 

Todos estes cálculos e reflexões demonstram o quanto a  área vegetada do campus não é importante só para o campus, mas sim para todo o município. Portanto, planos, programas e ações ambientais que procuram ressaltar, justificar, esclarecer e proteger estas áreas possuem um impacto e importância enormes para o campus e para a cidade.

Texto elaborado por: Bruna Ferreira

© 2017 por Ambiental em Foco. 

Endereço: 

Rua Clóvis Vieira, casa 28, Campus da USP Ribeirão Preto.

bottom of page