
EM
FOCO
AMBIENTAL
Você sabe qual é a universidade mais sustentável no mundo?
Não vamos nos precipitar, antes de responder, é importante pensar: como eu sei se uma Universidade é sustentável?
O que você acha? Você diria que a USP-RP é sustentável?
Reflita um pouco sobre sua resposta. Com base em quais critérios você chegou a esta conclusão?
Bom, como você pode ter percebido, fazer uma lista de critérios e tentar atribuir valores ou pesos em relação à sustentabilidade pode ser bastante complicado e, possivelmente, subjetivo. Digamos que você e um amigo pensaram sobre a sustentabilidade do nosso campus e ambos chegaram a uma conclusão. Você acha que pensaram nos mesmos critérios para avaliar sustentabilidade?
É isto que os rankings de sustentabilidade fazem. Eles selecionam critérios e atribuem pesos a cada componente do critério. Depois, é só comparar quais Universidades foram as melhores. Há vários rankings e cada um possui seu próprio sistema de avaliação. Aqui, vamos apresentar dois bem diferentes entre si: o UI GreenMetric World University Ranking e o Sustainability Tracking, Assessment & Rating System™ (STARS).
Possuem critérios que levam em consideração o tamanho da universidade e onde ela está localizada (área urbana, rural ou suburbana). Além disso analisam itens como: quantidade de áreas verdes, consumo de energia, transporte, gestão de resíduos, uso de água e como são as políticas, ações e comunicações sobre sustentabilidade. Cada uma dessas categorias recebe uma valoração numérica que posteriormente é utilizada em um cálculo final geral.
Aqui estão as top 5 universidades sustentáveis segundo o último ranking feito por UI GreenMetric World University Ranking em 2016:
-
University of California Davis – Estados Unidos da América
-
University of Nottingan – Inglaterra
-
Wageningen University & Research - Holanda
-
University of Connecticut – Estados Unidos da América
-
University of Oxford – Inglaterra
E o Brasil? A primeira universidade brasileira a aparecer na lista é a Universidade Federal de Lavras em 38° lugar. E USP campus de Ribeirão Preto em 278° (total de 516 universidades analisadas).
O sistema adotado por este ranking é um sistema com selos, bronze (mínimo de 25 pontos), prata (mínimo de 45), ouro (mínimo de 65 pontos) e platina (maior que 85). Quanto maior a pontuação, mais sustentável a universidade. Para conseguir estes pontos as seguintes categorias relacionadas a sustentabilidade são analisadas nas universidades: academia, engajamento, operações, planejamento e administração. É possível ganhar pontos extras pela inovação nas iniciativas.
Cabe ressaltar que apenas a Colorado State University e a Stanford University possuem selos de platina de um total de 838 registrados pelo ranking.
Neste ranking apenas duas Universidades brasileiras foram registradas no ranking: a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal do Sul da Bahia.
Estes dois sistemas se baseiam na submissão voluntária dos dados necessários pela universidade interessada. Assim, os inscritos em cada um dos rankings não são os mesmos. Porém, note como eles diferem nos critérios adotados.
O que você acha destes critérios?
Conhece outros rankings de sustentabilidade?
Possuem opiniões, comentários ou reflexões que queiram dividir com a gente?
Créditos das imagens:
Morgan Sindall. Site: https://construction.morgansindall.com/case-study/centre-sustainable-chemistry-university-nottingham
Ranking de universidades sustentáveis
Você sabe qual é a universidade mais sustentável no mundo?

